Melhor do Mundo

Lionel Messi conquista sua oitava Bola de Ouro; Vini Jr fica em 6º

Argentino se tornou o maior vencedor do prêmio na história

Messi se consagrou o maior vencedor da Bola de Ouro da história
Messi se consagrou o maior vencedor da Bola de Ouro da história |  Foto: Reprodução

A Revista France Football divulgou, nesta segunda-feira (30), em cerimônia realizada no Théâtre du Chatelet, em Paris, na França, a classificação final dos 30 melhores jogadores da temporada. Pela oitava vez, o argentino Lionel Messi ficou em primeiro lugar e levou a Bola de Ouro, enquanto Vinícius Júnior, único brasileiro da lista, ficou com na 6ª posição.

O camisa 30 do Inter Miami recebeu o prêmio após vencer, principalmente, a Copa do Mundo do Catar no ano passado. Com o prêmio, ele ultrapassou o Rei Pelé no número de conquistas e se tornou o maior vencedor da história.

O argentino superou o atacante Mbappé, do Paris Saint-German e da seleção francesa, e Haaland, do Manchester City e da seleção norueguesa. Messi venceu o prêmio em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e agora este ano.

O prêmio é decidido através dos votos de jornalistas selecionados. Cada um elege o seu top 5; A pontuação para o primeiro colocado é de 10 pontos e vai caindo a cada posição: sete para o segundo lugar, cinco para o terceiro, três para o quarto, e um para o quinto.

Como ficou o ranking

1º - Lionel Messi (PSG/Inter Miami e Argentina)

2º - Haaland (Manchester City e Noruega)

3º - Mbappé (PSG e França)

4º - De Bruyne (Manchester City e Bélgica)

5º - Rodri (Manchester City e Espanha)

6º - Vini Jr (Real Madrid e Brasil)

7º - Julián Álvarez (Manchester City e Argentina)

8º - Osimhen (Nigéria/Napoli)

9º - Bernardo Silva (Portugal/Manchester City)

10º - Modric (Croácia/Real Madrid)

11º - Salah (Liverpool e Egito)

12º - Lewandowski (Barcelona e Polônia)

13º - Bono: (Sevilla/Al-Hilal e Marrocos)

14º - Gündogan (Manchester City/Barcelona e Alemanha)

15º - Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina)

16º - Benzema (Real Madrid/Al-Ittihad e França)

18º -  Bellingham (Borussia Dortmund/Real Madrid e Inglaterra)

19º - Harry Kane (Tottenham/Bayern de Munique e Inglaterra)

20º - Lautaro Martínez (Inter de Milão e Argentina)

21º - Antoine Griezmann (Atlético de Madrid e França)

22º - Kim Min-Jae (Bayern de Munique e Coreia do Sul)

23º - André Onana (Inter de Milão/Manchester United e Camarões)

24º - Bukayo Saka (Arsenal e Inglaterra)

25º - Josko Gvardiol (Manchester City e Croácia)

26º - Jamal Musiala (Bayern de Munique e Alemanha)

27º - Nico Barella (Inter de Milão e Itália)

28º - Martin Ödegaard (Arsenal e Noruega)

29º - Kolo Muani (Eintracht Frankfurt/PSG e França)

30º - Rúben Dias (Manchester City e Portugal).

Prêmio Sócrates

O brasileiro Vinícius Júnior, além de ter ficado na 6ª posição, recebeu também o Prêmio Sócrates, por reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais e ações solidárias. Na ocasião, ele se consagrou por fundar o 'Instituto Vini Jr', em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e ajuda diversas crianças e jovens da região.

"A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", declarou Vini Junior.

Golden Boy

O prêmio Kopa, de melhor jogador do mundo Sub-21, ficou para Jude Bellingham, atacante do Real Madrid e da seleção da Inglaterra. Ele superou Jamal Musiala, do Bayern de Munique, que ficou em 2º, e Pedri, do Barcelona, que ficou em 3º. Completando o top-5, ficaram Camvinga, do Real Madrir, e Gavi, do Barcelona.

Melhor goleiro

O argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, ganhou o troféu Yashin, de melhor goleiro do mundo. Ele conquistou a Copa do Mundo no Catar, no ano passado, assim como Messi, e superou o brasileiro Ederson e belga Courtois, que completam o top-3.

Melhor jogadora

Aitana Bonmatí, de 25 anos, e meia-campista do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Revista France Football. Com a vitória, ela desbancou Alexia Putellas, vencedora dos dois últimos anos e que sequer foi indicada na atual edição. Completando o top-3, ficaram Sam Kerr (Austrália/Chelsea) e Salma Paralluelo (Espanha/Barcelona), respectivamente. Única brasileira indicada, Debinha ficou na 28ª posição.

< Menina conta o que quer ser quando crescer e viraliza na web; vídeo Tentativa de assalto a banco acaba com suspeito baleado no Rio <